A importância da Energia como objeto de estudo tornou-se inegável na sociedade moderna. O tema é tão abrangente que repercute em todos os campos do conhecimento. Nas Engenharias, os estudos específicos se concentram no projeto e na construção de dispositivos e equipamentos mais eficientes para a geração, transformação, transporte e utilização final da energia. Em outras ciências, e em particular no planejamento, o que se buscou foi complementar a dimensão tecnológica com uma análise política, econômica, social e, enfim, ecológica da questão energética. Na verdade o assunto exige um enfoque transdisciplinar. A partir dos anos setenta, foram então criados diversos cursos de mestrado e doutorado em Planejamento Energético, em centros de excelência da Europa e América do Norte.
Em 1979, surge na COPPE a Área interdisciplinar de Energia (AIE), uma iniciativa conjunta dos Programas de Engenharia de Sistemas, Produção e Nuclear. Em janeiro de 1992, a antiga AIE se tornou um programa autônomo dentro da COPPE, passando a se chamar Programa de Planejamento Energético (PPE). Recentemente, o PPE passou a se aprofundar em uma área de estudo imediatamente correlata: o Planejamento Ambiental. Também recentemente foram criados dois laboratórios, o LIMA – Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente e o CENERGIA – Centro de Economia Energética e Ambiental.
Hoje o PPE se consolidou como um centro de excelência e o maior grupo brasileiro de pesquisa e ensino de pós-graduação no seu campo.
Avenida Horácio de Macedo, 2030
Centro de Tecnologia - Bloco C-211
Cidade Universitária/Ilha do Fundão - RJ
CEP: 21.941-914
|